domingo, 3 de maio de 2009

Beleza de alma

"Feliz daquele que crê mesmo sem ter visto".
As palavras de Jesus se referem, sobretudo, à inabilidade humana em ver além do que seus olhos lhe contam.
Assim é muitas vezes com relação a Deus. Há pessoas que, por não vê-Lo, também não creem nEle.
Considerando o estado generalizado de ignorância que marca nossa humanidade, podemos compreender tal lógica. Afinal, são muitas as pessoas que se apoiam apenas em seus cinco sentidos para estabelecer suas crenças e valores perante o mundo.
O contrário, infelizmente, causa um problema bem maior, difícil mesmo de ser aceito ou compreendido: o preconceito entre um ser humano e outro.O mundo tem exibido cenas terríveis de guerras, matanças e desordens iniciadas apelas pelo preconceito de alguém.
Preconceito racial, preconceito cultural ou social... Estamos habituados a ver esses tipos de preconceito por aí. Tão acostumados, que muita vezes nos falta voz à indignação e até a própria inignação.o preconceito da feiura não é tão alarmado, mas é um dos mais comuns. Associamos feiura a muitas outras coisas que rejeitamos, tais: ignorância, pobreza, incapacidade, insucesso e até falta de talento.
O fenômeno inglês Susan Boyle, com muita simpatia e talento, deixou o mundo boquiaberto com seu espetacular talento para cantar.
Não foi a primeira vez que isso ocorreu. Na mesma Inglaterra, no mesmo programa de calouros, Paul Potts também chocoupositivamente o público. Paul deu um tapa com luva de pelica no preconceito daqueles que, vendo a extrema singeleza e aspecto pouco agradável do calouro, não imaginaram que ele poderia surprender executando com excelência comparável aos maiores cantores de ópera que o mundo já viu.
Nessun Dorma ganhou um novo dignificado na voz de Paul, assim como o canto ganhou um novo significado na voz de Susan.
Em verdade, esperamos que a humanidade inteira tenha dado um novo significado à palavra beleza. E, se o essencial é invisível aos olhos, que os corações se abram a toda hora para que nunca mais o preconceito nos prive do olhar sensível da alma.
Para conferir o talento de Paul Petts:
Para conferir o talento de Susan Boyle:

Nenhum comentário:

Postar um comentário